TORNEIRA GASOLINA GP7 CBX 250 TWISTER 01 a 08
HONDA CBX 250 TWISTER 2001 a 2008
Marca: GP7
Peso Líquido: 0,096 kg
Referência: 16950-KPF-900CH
A "torneirinha", como é chamada, é responsável em fornecer combustível que desce por gravidade, em alguns modelos de motos, até o carburador. Ela não apenas controla o fluxo da gasolina, mas também filtra as partículas que estão no interior do tanque. Existem dois tipos de torneiras: a torneira padrão, que o acionamento é manual, e a torneira à vácuo em que só haverá fluxo de combustível quando o motor estiver em funcionamento.
Independente do tipo de torneirinha, sua vazão deve ser assegurada, normalmente o volume é dado em cm³/min (centímetro cubico por minuto), mas nem sempre é o que ocorre. Parte da sujeira acumulada no interior do tanque é retida no filtro de tela que compõe a peça e com o passar do tempo o volume de gasolina que flui pela torneira é reduzido comprometendo a alimentação do motor, ocasionando algumas falhas no funcionamento da motocicleta, geralmente notada falhas frequentes nas altas rotações. Outro problema comum são as falhas que ocorrem quando a torneira está posicionada na reserva.
Mas o que fazer para evitar o entupimento da torneira e consequentemente falhas no funcionamento da motocicleta?
Normalmente os fabricantes estabelecem um intervalo de manutenções com recomendações aos mecânicos como a verificação da vazão do combustível que sai da torneira, limpar os filtros internos da torneira e do tanque. Recomenda-se também manter o reservatório de combustível sempre abastecido, evitando rodar na reserva, visto que a quantidade de combustível da reserva é sempre muito reduzida, favorecendo assim que os resíduos se concentrem nos filtros. Normalmente os resíduos concentrados no interior do tanque são provenientes do combustível ou podem ser originados das oxidações formadas nas paredes internas do reservatório.
Motocicletas que tiveram seus tanques amassados ou reformados exigem atenção especial, pois podem apresentar maior concentração de ferrugem interno e afetar diretamente o funcionamento dos registros, correndo risco de contaminar até o carburador.
Alguns sintomas que podem indicar problemas no fornecimento de combustível ao carburador:
Se houver entupimento no registro, ocorrerá redução parcial ou total no volume de combustível que alimenta o motor e consequentemente os seguintes sintomas:
- Baixo rendimento da motocicleta
- Opção reserva não funciona
- Dificuldades na partida
- Falha no funcionamento
- Mistura pobre e até danos no motor.
Na desmontagem e identificação da causa e remoção das impurezas das passagens da torneira, utilize pincel macio, gasolina e jato de ar para proceder a limpeza.
Tipos de registro de combustível
Torneira padrão - Este tipo é operado manualmente. A seleção de opções é dada por meio de uma alavanca, “ON” aberto, “RES” reserva, “OFF” fechado. Na torneira, quando selecionamos a opção “ON”, o combustível sai do tanque pelo tubo mais longo, quando a opção é “RES” (reserva) o combustível desce pelo tubo menor.
Torneira a vácuo - Esta torneira tem o funcionamento comandado pelo motor, sendo aberta ou fechada automaticamente quando se dá a partida ou se desliga o motor. A sucção produzida pelo motor é usada para movimentar um diafragma que controla o fluxo da gasolina. Há algumas torneiras com a opção “PRI” que libera o combustível sem a necessidade do motor estar funcionando. Os cuidados são os mesmos da torneira padrão.
Quando substituir o reparo da torneira
Se na torneira padrão, estando fechada, houver um fluxo de combustível parcial ou total para o carburador, normalmente há desgastes na vedação, a solução é a troca do reparo de borracha ou do registro completo. Na torneira à vácuo o sintoma e a solução são os mesmos, porém quando há fluxo de combustível direto sem a necessidade do funcionamento do motor pode ser um indicador de falha no diafragma, o componente pode estar travado ou furado.
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