Elemento Filtro de Ar Fram mod. CB 600F HORNET 05 A 07 (CARBURADA) (CA12192) - 17230-MBZ-K00
Marca: FRAM
Modelo: CA12192
Comprimento: mm
Largura: mm
Altura: 141mm
Diâmetro externo: 95mm
Diâmetro interno: 58mm
O conhecimento dos componentes de uma motocicleta é de suma importância para um motociclista. O Filtro de Ar, por exemplo, é uma peça simples, mas de grande importância para o bom funcionamento dela.
Qual a função do filtro de ar?
A função de todo filtro de ar é remover as impurezas do ar para que haja uma mistura ar-combustível ideal para a queima. Ele funciona como se fosse o pulmão da sua motocicleta, eliminando as particulas presentes no ar que participam da queima de combustível, tornando-se um componente essencial para que o motor trabalhe com eficiência, bem como para prolongar a vida útil de suas peças como pistões, cilindros e aneis.
Problemas causados pelo mau estado do filro de ar
Caso a troca do filtro de ar não seja realizada no momento certo, é provável que logo você comece a perceber alguns sinais que indicam problemas no motor. É no motor que as particulas que o filtro não conseguir reter vão parar. Esse acúmulo de impurezas dentro do motor causa um desgaste acelerado de suas peças.
1) Aumento no consumo
Um dos principais problemas causados pelo filtro de ar sujo ou em mau estado de conservação é o aumento significativo do consumo de combustível. Em alguns casos mais graves o consumo chega a ser 30% maior que o normal. Isso se dá porque, com o filtro de ar incapaz de remover todas as partículas, o processo de combustão fica comprometido, já que menos oxigênio (necessário para a queima do combustível) entra no motor.
2) Quebra de peças internas
Outro grave problema da falta de manutenção ou troca do filtro de ar é a quebra de componentes internos do motor. Como se sabe os motores funcionam sob um regime intenso de temperatura e pressão, com peças em contato constante como os pistões, bielas e as camisas. Quando uma partícula de sujeira, por menor que seja, entra no motor, ela age como uma espécie de lixa que vai desgastando as peças com o tempo. Quanto maior for a partícula mais grave é o problema, pois estas têm dureza suficiente para trincar a cabeça do pistão, riscar as camisas ou empenar válvulas.
3) Queda de potência do motor
A entrada de sujidade e componentes nocivos ao motor, com o tempo, provoca a perda de potência. Mas também pode ocorrer quando o filtro está táo ruim que acaba bloqueando a passagem de ar. O motor precisa da mistura certa de ar-combustível funcionar adequadamente, e, quando falta ar para a combustão, o motor perde potência.
4) Problemas no sistema de ignição
Motor apresentando falhas em marcha lenta também pode indicar um problema causado pelo filtro de ar em mau estado. Em sua maioria, o acúmulo de sujidade (tudo que não for oxigênio e combustível na câmara de combustão) dentro do motor, com o tempo, leva à inibição das velas. Com a superfície de contato que produz a faísca/centelha coberta de sujeira, a vela fica cada vez mais fraca até parar com completo.
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